- Liderança: Como ser um bom líder.
Página 1 de 1
- Liderança: Como ser um bom líder.
<------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->
I. O que é preciso para ser um líder?
Uma pessoa que é carismática e possui personalidade forte terá maior facilidade para se tornar um líder, caso você não seja assim ainda, não perca tempo, corra atrás e seja confiante, ganhe muita confiança e torne-se carismático, aí já é meio caminho andado.
Não confunda autoritarismo com liderança. Ambos são separados por uma linha muito fina. Lideres são naturalmente capacitados para comandar, de forma que, não imponham poder sobre o outro e nem o faça se sentir desagradável.
II. Atributos de Liderança
(Nessa parte, você deve citar o tópico em negrito, e explicar com suas palavras o que está em escrita normal.)
1. Respeito pela equipe:
liderar pessoas exige respeito do líder perante os demais. A época em que o líder era o capataz que mandava e humilhava seus funcionários já acabou há muito tempo. As pessoas hoje em dia querem ser tratadas com o devido respeito de quem sabe de seus direitos e deveres.
2. Ouvir a equipe:
O líder que ouve sua equipe consegue melhores resultados do que aqueles que só falam e manda fazer. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. O líder é aquele que toma as decisões. Portanto, ouvir é importante, mas não pode se deixar levar por tudo o que os outros falam. Tem que filtrar e encontrar as melhores respostas advindas do grupo e de sua experiência.
3. Ter foco:
Para liderar pessoas é fundamental que o líder tenha um foco bem definido e consiga repassar isso para seus seguidores ou funcionários. As pessoas carecem de direção. Quanto mais claras forem as metas, melhores serão os resultados.
4. Avaliar:
É papel da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer feedback sobre seus resultados e comportamentos. Avaliar significa definir metas e fazer o acompanhamento contínuo, fornecendo orientações e elogios quando necessários e pertinentes.
5. Aprender com os outros:
O líder tem que ser um eterno aprendiz. Talvez esta seja a mais importante dica. Pois é através do aprendizado que ele poderá aprimorar suas competências de liderança. Descobrir seus pontos fracos e utilizar suas qualidades com mais resultados. Aprender significa participar de cursos e seminários sobre liderança, realizar leituras sobre gestão de pessoas, participar de fóruns sobre o tema, ouvir seus subordinados, dar e receber feedback, além de trocar experiências com outras pessoas. Aprender ainda vai, além disso, tudo.
6. Disposição para tentar o que ainda não foi feito:
Dar idéias, ou ir adiante com um projeto é um dos pontos principais para se tornar um líder. Coragem e autoconfiança no que você está projetando é fundamental, Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente.
7 .Fazer perguntas e pedir conselhos:
“Saber mais e mais” é o lema de um líder, ele está constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.
I. O que é preciso para ser um líder?
Uma pessoa que é carismática e possui personalidade forte terá maior facilidade para se tornar um líder, caso você não seja assim ainda, não perca tempo, corra atrás e seja confiante, ganhe muita confiança e torne-se carismático, aí já é meio caminho andado.
Não confunda autoritarismo com liderança. Ambos são separados por uma linha muito fina. Lideres são naturalmente capacitados para comandar, de forma que, não imponham poder sobre o outro e nem o faça se sentir desagradável.
II. Atributos de Liderança
(Nessa parte, você deve citar o tópico em negrito, e explicar com suas palavras o que está em escrita normal.)
1. Respeito pela equipe:
liderar pessoas exige respeito do líder perante os demais. A época em que o líder era o capataz que mandava e humilhava seus funcionários já acabou há muito tempo. As pessoas hoje em dia querem ser tratadas com o devido respeito de quem sabe de seus direitos e deveres.
2. Ouvir a equipe:
O líder que ouve sua equipe consegue melhores resultados do que aqueles que só falam e manda fazer. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. O líder é aquele que toma as decisões. Portanto, ouvir é importante, mas não pode se deixar levar por tudo o que os outros falam. Tem que filtrar e encontrar as melhores respostas advindas do grupo e de sua experiência.
3. Ter foco:
Para liderar pessoas é fundamental que o líder tenha um foco bem definido e consiga repassar isso para seus seguidores ou funcionários. As pessoas carecem de direção. Quanto mais claras forem as metas, melhores serão os resultados.
4. Avaliar:
É papel da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer feedback sobre seus resultados e comportamentos. Avaliar significa definir metas e fazer o acompanhamento contínuo, fornecendo orientações e elogios quando necessários e pertinentes.
5. Aprender com os outros:
O líder tem que ser um eterno aprendiz. Talvez esta seja a mais importante dica. Pois é através do aprendizado que ele poderá aprimorar suas competências de liderança. Descobrir seus pontos fracos e utilizar suas qualidades com mais resultados. Aprender significa participar de cursos e seminários sobre liderança, realizar leituras sobre gestão de pessoas, participar de fóruns sobre o tema, ouvir seus subordinados, dar e receber feedback, além de trocar experiências com outras pessoas. Aprender ainda vai, além disso, tudo.
6. Disposição para tentar o que ainda não foi feito:
Dar idéias, ou ir adiante com um projeto é um dos pontos principais para se tornar um líder. Coragem e autoconfiança no que você está projetando é fundamental, Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente.
7 .Fazer perguntas e pedir conselhos:
“Saber mais e mais” é o lema de um líder, ele está constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.
BeatrizGostosa- Mensagens : 0
Data de inscrição : 30/01/2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|